DIRETORA - LOLY NUNES


Atriz, produtora, roteirista e diretora, atuando há 40 anos com espetáculos teatrais, produções artísticas e eventos.

Roteirista, diretora e produtora de espetáculos teatrais. EM 2016 completa 40 ANOS DE JORNADA.

Em 1976, Loly Nunes ingressou no Grupo TAPA de teatro sob a direção de Eduardo Tolentino e nele permaneceu por dois anos. Em 1978, participou do Curso Teatro dos 4, com os diretores Sergio Britto, Eric Nielsen, Amir Haddad e Hamilton Vaz Pereira, esse curso teve duração de um ano. Em 1980, viajou aos USA, para participar de um curso no Conservatório Stella Adler, em New York. De volta ao Brasil fez o Workshop - Caminhos da Criação Teatral, com os diretores Aderbal Freire e José Wilker. Ao final do Workshop, ingressou no curso regular da Escola de Teatro Martins Penna, na época dirigida pelo ator e diretor José Wilker formando-se em 1983. Participou das oficinas:  “Dançando com as Palavras”, ministrada por Lee Breur, diretor Norte Americano do Grupo Mabou Mines; do Workshop com Máscaras, ministrado pela Ariane Mnonchkine diretora do Teatro de Soleil e da Oficina Teatro de Objetos, com o grupo francês Coatimund.

Em 1985, atuou como atriz e produtora no espetáculo “Bailei na Curva” que cumpriu temporada no Teatro Glauce Rocha. Com o “Bailei na Curva”, conquistou os Prêmios: INACEN de melhor espetáculo do ano de 1985; Monção Honrosa como atriz, da Câmara dos Vereadores do RJ e representou o país no IX FITEI – Festival Internacional de Expressões Ibéricas – Porto/Portugal - 1986. Com o objetivo de intercambiar novos conhecimentos permaneceu por seis meses na Europa. Ao retornar ao Rio de Janeiro formou um grupo permanente sob a direção de Sidnei Cruz. Nesse período formalizou a Cia. Fanfarra Carioca realizou produções teatrais como: “Somos todos 22”  e “Tupy or not Tupy” ( sobre o modernismo e sobre Oswald Andrade), com temporadas no Teatro Cacilda Becker RJ; “Paixões”, (contos de Machado de Assis), obteve ótimas criticas na temporada no Teatro Museu da República no RJ, seguindo posteriormente para uma turnê pelo Norte e Nordeste do Brasil. Em 1995, em parceria com o SESC Nacional, realizou uma turnê, por diversas capitais brasileiras, do espetáculo musical – “Monteirices Lobatianas”.

Simultaneamente a carreira de atriz e produtora, assumiu o cargo de Coordenadora do Centro Cultural Candido Mendes por quatro anos e de diretora do Teatro Gláucio Gill por mais três anos. Produziu em parceria com outros produtores o evento Terra e Democracia, criado pelo Betinho.
No ano 2000, Loly Nunes assumiu a direção da Cia. Fanfarra Carioca e das montagens teatrais.

Há 20 anos, ministra oficinas teatrais (produção, interpretação e leituras dramatizadas) em parcerias com o SESC e  FUNARTE, em diversos estados brasileiros. Ministrou um curso de interpretação por 10 anos no SINDIFISCO. Há 25 anos, concebe e desenvolve eventos e intervenções urbanas, em parcerias com Instituições como: Sesc, SEBRAE e as Secretarias de Cultura Estadual e Municipal do Rio de Janeiro.


Em 2012 após o Prefeito Eduardo Paes convidou a produtora para a realização de um espetáculo itinerante na Inauguração do Cais do Valongo. E com a participação de 30 artistas o espetáculo itinerante percorreu os locais históricos de Herança Africana. Foi dessa pesquisa iniciada para as intervenções na Região Portuária, que teve início a produção do espetáculo musical – “As festas da Tia Ciata”. Loly Nunes permanece a frente da Fanfarra Carioca e em 2016, irá completar 40 anos de uma longa jornada dedicada ao teatro brasileiro.